top of page

Qual é o Impacto das Redes Sociais na Saúde Mental?

Ao longo da minha formação fui defrontada com o tema "Redes Sociais" , um tema muito atual, mas que não se encontram muitas pesquisas científicas sobre o tema, conhecemos o que são as redes sociais, mas seu impacto na saúde mental do individuo é desconhecido, ou pouco estudado (como citado) ou não se buscam aprofundar sobre o tema, pelo fato das pessoas de forma geral, gostarem das redes sociais.

Mas estudos apontam, e nisto posso citar Nabuco, Meira e até mesmo Freud, que as redes sociais favorecem sim as relações interpessoais, mas podem ocasionar o surgimento de psicopatologias pré-existentes no indivíduo. Com base nos estudos da pesquisa, ao qual tive o prazer e a honra de retratá-la em meu TCC (trabalho de conclusão de curso) com uma merecida nota 10, as redes sociais elas não ocasionam o surgimentos dos distúrbios, que irei me referir nesta publicação, mas potencializam o surgimento destas já existentes no indivíduo.

Mas qual são elas?

- Transtornos relacionados à ansiedade : ansiedade generalizada, síndrome do pânico (com ou sem agorafobia)*;

- Transtornos depressivos: depressão profunda, leve ou moderada.

*Aprofundei na pesquisa especificamente sobre esses dois transtornos.

Além de poder potencializar a Ideação Suicida, Cyberbullying e Dependência Tecnológica.

Freud já apontava em sua obra: O mal-estar na civilização (1930) que o indivíduo é um ser social, e sempre se relacionou em rede, em sua comunidade, em sua família... acontece que com o advindo da globalização, essas redes se tornaram digitais ...

As redes sociais possuem sua qualidade? Sim ... Estreita laços, reativa relações, favorece o contato com pessoas, em qualquer local do mundo, é multicultural.

Mas, favorece o detrimento do ser , as curtidas (ou não), postagens de pessoas em relação às suas qualidades, bem feitorias, viagens, status ... podem desenvolver no sujeito uma incapacidade de não desenvolver os mesmos feitos ... ou descobrir que não foi "convidado" para certos eventos e acontecimentos!

Portanto ... fiquem atento às suas reações e emoções quando está frente à rede social. Ela pode ser favorável ou detratora em seu desenvolvimento.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page